quinta-feira, 29 de novembro de 2012


Alimentos industrializados de aparência saudável que prejudicam á saúde !! 



  • Sucos em caixinha
  • Sopas em pacote
  • Lanches "naturais" com maionese
  • Iogurtes com sabores
  • Biscoitos
  • Cereais industrializados
  • Frios
  • Sorvetes
    Postado por: Débora Fontes Simas

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Sorvete


   Sorvete ou gelado é uma sobremesa gelada à base de lacticínios, como leite ou nata, à qual é adicionada fruta ou outros ingredientes e sabores. A maior parte contém açúcar, embora alguns sejam feitos com adoçantes. Em alguns casos, são acrescentados corantes ou aromatizantes como complemento ou substituição dos ingredientes naturais. A emulsão é batida lentamente durante o arrefecimento, de forma a incorporar ar e prevenir a formação de cristais de gelo de grandes dimensões. O produto final é uma espuma semi-sólida suave e consistente, facilmente maleável e que pode ser retirada com uma colher.
   Os produtos alimentares gelados que tenham por base uma emulsão de gorduras lácteas são normalmente designados por "sorvetes" no Brasil, enquanto que em Portugal se usa o termo "gelado". Em ambos os países, os mesmos termos são usados para designar também uma variedade imensa de produtos gelados, mesmo que sejam feitos à base de água e não de leite. Em Portugal, sorvete designa um tipo específico de gelado alimentar confeccionado a partir de puré de frutas e xarope de açúcar, ao qual não são acrescentadas quaisquer gorduras lácteas.
Durante a fase final de produção, a mistura de ingredientes é mantida arrefecida, para evitar a formação de cristais de gelo. Além disto, a mistura é agitada e ar é injetado nela, o que confere maior volume final e aspecto cremoso à mistura. Este processo é conhecido como aeração e é por isto que o gelado comestível é também um coloide. 
As mais antigas referências sobre as origens do sorvete incluem uma história sobre o imperador romano Nero (37-68), que teria mandado trazer neve e gelo das montanhas e misturá-lo com frutas, e outra do imperador chinês King Tang (618-697), que teria um método de combinar leite com água do rio.

Uma curiosidade é que no Brasil, em 2002, a ABIS instituiu o "Dia Nacional do Sorvete". A data é comemorada todo dia 23 de setembro e foi criada com o objetivo de celebrar o início das temperaturas mais altas do ano, já que é nesta época que o consumo de sorvete no país aumenta.






Postado por : LUDMILA ROCHA



Ruffles: Batata frita

Ruffles é o nome de uma marca de batata chips (de corte ondulado) produzidas pela empresa Elma Chips, uma divisão da Frito-Lay. A Frito-Lay adquiriu os direitos da marca de batatas fritas em 1958. Consumida em 25 países, é líder em vendas no mercado brasileiro de batatas fritas desde1986.
O tempero é feito de glutamato monossódico (para aumentar o sabor), ervas, aromas artificiais,aroma de fumaça, conservantes, antioxidantes (para que não se degrade), anti umectantes (para prevenir umidade), corantes. Sal (cloreto sódio e ou de potássio), aromatizantes.
Nãos e esquecendo de óleos e gorduras. É um passatempo muio saboroso, por sua composição crocante e salgada, mais seu abuso excessivo pode causar colesterol alto, e tal. 



Tem uma receita que é muito saborosa que se chama : "Batata frita do Outback"




            Ingredientes necessários:
  
 100g de bacon
 5 a 6 batatas tipo Asterix
• 1L de óleo
 2 pitadas de fermento em pó
 Sal e pimenta do reino em pó a gosto 
 150g queijo Mussarela ralado no ralo grosso
 150g queijo Prato ralado no ralo grosso


MODO DE PREPARO:
  • Coloque as fatias de bacon em um prato com papel toalha. Cubra com outra folha de papel toalha e leve ao microondas por aproximadamente 5 minutos. Depois de pronto, retire do microondas, seque com papel toalha e pique.
  • Lave bem as batatas e corte-as em palitos sem retirar a casca. Reserve os palitos cortados em uma vasilha com água gelada para a batata não escurecer.
  • Coloque o óleo para esquentar.
  • Espalhe os palitos de batata por um pano limpo e seco e cubra com outro pano igualmente limpo e seco para retirar todo o excesso de água. Salpique o fermento em pó.
  • Frite a batata até ficar dourada. Se necessário por causa da quantidade, frite em duas porções.
  • Acomode a batata já frita sobre papel toalha para absorver a gordura.
  • Tempere com sal e pimenta do reino em pó a gosto.
  • Acomode as batatas em um recipiente que possa ir ao forno.
  • Salpique o queijo mussarela, o queijo prato e o bacon.
  • Leve ao forno por 5 minutos para derreter o queijo e é só servir!


Postado por:
LUDMILA ROCHA .  



sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Chocolate


O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central. A partir dos Descobrimentos, foi levado para a Europa, onde popularizou-se, especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII.Ao chegar às fábricas, as amêndoas passam por um controle de qualidade e por uma limpeza que visa a eliminação de impurezas, tais como sujeira das sacas, galhos, pedrinhas, areia, dentre outros contaminantes físicos, que é feita mecanicamente através de um sistema de escovas e peneiras. Em seguida são torradas. Esse é o primeiro passo crítico no desenvolvimento de aroma que provém diretamente da fabricação: o aroma de torrado. O chocolate puro é feito de matérias-primas-chave, os grãos de cacau e o açúcar. Contudo, a composição completa varia em todo o mundo devido à diferença de gostos e legislação, que trata principalmente de parâmetros como porcentagem de cacau e sólidos do leite adicionais, quantidade e tipos de gorduras vegetais permitidas. Os principais ingredientes são os açúcares, manteiga de cacau, leite em pó, leite condensado, cacau em pó, sorbitol,lecitina de soja, aromatizantes e edulcorantes.
O cacau é a base do chocolate e contribui para textura, cor e sabor e, também, para a redução de atividade de água, aumentando a durabilidade. Uma característica bastante importante é a cor, pois a coloração final dos produtos desencadeia expectativas de paladar. O tipo de cacau utilizado e as misturas entre diferentes tipos definem e diferenciam cada tipo de chocolate. Apesar de o chocolate ser geralmente consumido por prazer, há alguns efeitos positivos para a saúde. O cacau em pó ou o chocolate amargo, por exemplo, são benéficos para o sistema circulatório, estimulantes cerebrais, entre outros. As propriedades afrodisíacas dos chocolates ainda não foram comprovadas. Por outro lado por ser um alimento altamente energético, o consumo excessivo aumenta o risco de obesidade.
Existe alguns tipos de chocolate como:
Chocolate amargo: feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite. É também chamado de "chocolate puro", pois além do cacau leva apenas açúcar. Neste caso existem as variações extra amargo (75 a 85% de cacau), amargo (50 a 75%) e meio amargo (35 a 50%). 
Chocolate ao leite: leva na sua confecção leite em pó ou leite condensado. A maior parte dos fabricantes europeus usam leite condensado, conforme escolha original de Peter e Nestlé, enquanto os produtores britânicos e americanos usam o leite em pó. 
Chocolate branco: feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina, podendo ser acrescentados aromas como o de baunilha, é o mais doce e te textura bem cremosa.


Receita : Brigadeiro 

INGREDIENTES:
1. 1 lata de leite condensado.
2. 1 colher de sopa de margarina sem sal.
3. 7 colheres rasas de sopa de Nescau, ou 3 colher de chocolate em pó.
4. chocolate granulado para fazer as bolinhas. 



MODO DE PREPARO: 
1. Coloque em uma panela funda o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó,
2. Cozinhe em fogo médio e mexa sem parar com uma colher de pau
3. Cozinhe até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela
4. Deixe esfriar bem, então unte as mãos com margarina, faça as bolinhas e envolva-as em chocolate granulado
5. As forminhas você encontra em qualquer supermercado




Postado por Ludmila Rocha.